Bem vinde ao espaço Nós da Terra!
Se você chegou até aqui, fico muito feliz. Então corre lá, pega seu chazinho predileto e vamos conversar. Vou te explicar sobre essa ideia!
O Nós da Terra é uma ideia que nasceu da vontade (ou seria teimosia da taurina?) de confiar nas minhas próprias ideias e enfim, colocar tudo que sempre senti e pratiquei na solitude do Eremita, pra fora!
Sempre tive uma fascinação sobre o campo, o interior, a natureza, mas sempre morei na cidade. Mais precisamente em Belo Horizonte, na zona periurbana da cidade. Porém, sempre senti que tinha algo me faltava, não encaixava.
Nessa admiração pelo campo acabei sabendo de lutas políticas, como a do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST e a partir daí fui me familiarizando com conceitos como agroecologia, agricultura familiar e o que me encaixava no momento: a agricultura urbana. Essa pesquisa me levou a outros lugares, e fui entendendo e me apaixonando pelo poder revolucionário das plantas.
O poder curativo das plantas e dos elementos da natureza
Paralelo a essa luta política pelo estilo de vida saudável, fui desenvolvendo minha sensibilidade espiritual e energética e descobri que mais do que alimento saudável para o corpo, as plantas , raízes, vegetais, enfim, os elementos da natureza, possuem um enorme poder curativo para o corpo, a mente e o espírito.
Segui me conectando com esse poder de cura natural como pude durante minha vida, mas sempre priorizando lutas políticas, trabalhos e formações na área de direitos humanos. Hoje percebo que sempre estive no caminho do desenvolvimento humano, nessa ânsia de entender a necessidade das pessoas e encontrar caminhos práticos e eficazes para resolver.
Sempre trabalho a premissa de ser eu mesma, meu próprio ratinho de laboratório, então tudo que venho estudando e aprendendo, tenho aplicado em minha vida, no meu processo.
A vida tinha outros planos de aprendizados pra mim
Hoje com um amadurecimento maior e tentando seguir meu centro, minha essência me voltei para o caminho da cura holística, devagar, para me entender, para buscar o tão falado “autoconhecimento”.
Sou Terapeuta de Reprocessamento Generativo (TRG), taróloga com foco no autoconhecimento, mas ainda sigo estudando, me experimentando e experimentando ferramentas do desenvolvimento humano, como; psicanálise, analise corporal, alquimia das plantas, mapa astrológico na visão alquímica. Sempre com a espiritualidade abrindo meus caminhos e me acompanhando no meu processo.
Depois desse punhado de bagagens iniciais, senti um desejo gigante de compartilhar partes do meu processo que têm dado certo e que não funcionaram, com a intensão de ajudar quem está trilhando o caminho rumo ao próprio centro, simplificando processos que podem ser comum a mais pessoas.
E cá estou.
Este blog é meu refúgio, meu grito de liberdade e meu laboratório de magia cotidiana que quero compartilhar com quem tiver interesse. Aqui falo sobre:
✨ Autoconhecimento: não o que vende em post motivacional, mas aquele que escava e transforma.
🎙️ Podcast: porque voz também é cura.
🌿 Alquimia natural: porque eu acredito na força sutil da natureza e dos saberes que não cabem no mercado.

Meu nome é Maura Estevão, sou uma mulher preta, nascida em Minas Gerais. Uma mulher que está sempre recomeçando e experimentando a vida, sempre com desejo de viver com mais verdade. Sou de várias andanças por cidades, estados, sempre tentando me encontrar, encontrar meu lugar no mundo. Vivendo catarses caóticas que fazem parte do processo de autodescoberta, de autocura! Nunca foi fácil, não vai ser, mas pode ser fluido. Costumo dizer que “prefiro sentir dor à vista, do que parcelada pelo resto da vida”.
Ainda sigo me estruturando, inventando caminho com pouca grana e muita fé. Mas se tem uma coisa que eu aprendi é que quando a gente decide viver o que acredita, o universo ou pelo menos o chão se ajeita aos poucos.
Este espaço é meu, mas também é teu. Porque somos muitos, espalhados e ainda assim entrelaçados, tentando lembrar de onde viemos pra entender pra onde vamos.
Reconecte-se com sua própria essência.
Vamos juntas?!
Com afeto,
Maura 🌾